YAYA BEY
06 JUL. 20h40. WTF Clubbing.

Yaya Bey confirmada no WTF Clubbing, no primeiro dia do NOS Alive’23.
Yaya Bey é uma das contadoras de histórias mais empolgantes do panorama atual do R&B. Usando uma combinação de forças ancestrais e a sua própria auto-realização, a cantora/compositora navega perfeitamente pelas dificuldades da vida e pelos momentos alegres através da música. O mais recente álbum de Bey, Remember Your North Star, captura essa montanha-russa emocional com uma fusão de soul, jazz, reggae, afrobeat e hip-hop que alimenta a alma. O seu talento para contar histórias ganha maior projeção no primeiro single do álbum, “keisha”. É um hino às mulheres que deram tudo de si num relacionamento, mas que o seu corpo ou o seu estado de espirito nunca eram suficientes.
A capacidade de Bey de explorar a natureza emocionalmente caleidoscópica das mulheres, em específico de mulheres negras, é a essência do álbum. Com temas de misogynoir (misoginia com alvo em mulheres negras), expondo traumas geracionais, romances despreocupados, relacionamentos parentais, empowerment feminino e amor próprio, Remember Your North Star prova que o caminho para a cura não é linear – há muitas lições a serem aprendidas ao longo da jornada.
“Vi um tweet que dizia: ‘As mulheres negras nunca viram um amor saudável ou foram amadas de maneira saudável’. Isso é uma ferida profunda que nós temos. Então comecei a pensar sobre as nossas respostas a isto enquanto mulheres negras”, diz Bey sobre a inspiração do título de Remember Your North Star, um projeto totalmente escrito pela artista com produção principal da própria. “Este álbum é algo como que a minha tese. Mesmo que seja preciso ser todos estes tipos diferentes de mulheres, em última análise, todas nós queremos amor: amor próprio e amor da nossa comunidade. O álbum é um lembrete desse objetivo.”
O seu primeiro lançamento The Many Alter – Egos of Trill’eta Brown em 2016, que incorporou uma colagem digital e um livro, foi elogiado pela FADER, Essence e outros meios. Bey seguiu com outros projetos aclamados pela crítica, como o álbum Madison Tapes de 2020 e o EP The Things I Can’t Take With Me de 2021.
Bey também é uma artista multidisciplinar aclamada pela crítica e curadora de arte, que através da sua música cria arte através de colagens de fotos íntimas e auto-retratos. Em 2019, apresentou na exposição “Reparations Realized” do District of Columbia Arts Center e na exposição “Let the Circle Be Unbroken” do Brooklyn’s Museum of Contemporary African Diasporan Arts (MoCADA). A artista também completou várias residências artísticas no MoCADA, curando programas que refletem o mesmo tema que impulsiona a sua música: a experiência da mulher negra.
Remember Your North Star continua a evolução pessoal e artística de Bey enquanto a artista se esforça para ser uma caixa de ressonância para mulheres negras em todo o mundo. “Sinto-me empoderada na música porque posso transformar qualquer coisa que me aconteça em algo valioso. A música ajuda-me a ver o valor do que está a acontecer na minha vida”, explica. “Existe um espírito na música. É uma cultura e estou nessa comunidade, contribuindo com a minha história que nos mantém conectadas.”
OFFICIAL LINKS