O quarto álbum de originais de Sam Smith, Gloria, chegou hoje e traz a sua versão mais criativa e confiante até à data de hoje com o vídeo do novo single, “I’m Not Here To Make Friends”.
Passados três anos desde o último disco, Gloria é “uma libertação emocional, sexual e espiritual” que rompe com a sua sonoridade antiga. “Estranhamente, parece o meu primeiro disco”, afirma Sam. Mais do que uma revelação criativa, é também a sua revolução pessoal – o som das algemas a caírem no chão, o acto de destruir fronteiras e a descoberta do que significa ser realmente livre e estar em contacto com o lado mais íntimo. Este é o disco que gostaria de ter tido durante o seu crescimento. É o trabalho mais surpreendente, satisfatório e vital da sua carreira.
O título do álbum não é uma referência a uma pessoa, passada ou presente, mas àquela força de vida enigmática que arrepia, à qual Sam Smith batiza de “Gloria”. Ao falar do álbum, Sam explica que “‘Gloria’ é também uma celebração de todos os géneros e de todas as divas, vocalistas e compositoras pop que amo. Agarrei em todas essas memórias e coloquei-as num álbum. Queria ser desafiante. Será este o meu álbum de diva? Acho que sim! Acho que finalmente deixei a minha Gloria sair.”
Ver esta publicação no Instagram
“Gimme”, com influências dancehall e a participação da cantora colombiana-canadiana Jessie Reyes e a artista jamaicana de reggae Koffee, “Who We Love” com Ed Sheeran, “Lose You”, “Gloria” e o êxito mundial “Unholy” com Kim Petras são alguns dos destaques do disco. Este último single conquistou quase de 2 mil milhões de streams em todo o mundo, atingindo o #1 do top Hot 100 da Billboard, tendo feito história com Kim Petras. O single foi nomeado para um GRAMMY® e permaneceu em primeiro lugar nas tabelas globais do Spotify e da Apple Music durante mais de 4 semanas após o lançamento.
O espírito corajoso atravessa todo o álbum, de forma expressiva e exuberante. A justaposição de religião e libertação sexual que distingue Gloria parece uma segunda maioridade, à medida que Sam Smith chega à sua verdade. E é esta verdade que vamos conhecer ao vivo quando subir ao Palco NOS da 15ª edição do NOS Alive no dia 8 de julho. Os bilhetes encontram-se à venda aqui.