Os Ibibio Sound Machine são a nova confirmação para o – já esgotado – dia 6 de julho, no Palco Heineken, da 15ª edição do NOS Alive.

Liderado pela cantora nigeriana Eno Williams, os Ibibio Sound Machine são uma fusão de elementos africanos e eletrónicos inspirados em igual medida pela era dourada do funk e disco da África Ocidental e pelo pós-punk e electrónica moderna.

O álbum de estreia homónimo da banda foi editado em 2014 pela Soundway Records, seguindo-se Uyai, editado em 2017 e Doko Mien em 2019.

Já em 2022, o quarto álbum de estúdio Electricity, com produção dos Hot Chip, é recebido positivamente pela crítica, com destaque na Pitchfork e no The Guardian. A revista Clash Music considerou o álbum como sendo “brilhante, dinâmico e continuamente inovador” ao que o site Exclaim referiu que os “Ibibio Sound Machine conseguem parecer extremamente focados e imaginativos, mantendo-se fiel ao seu modus operandi extremamente diversificado e fluído”.

Mesmo em tempos difíceis, “não há amor sem eletricidade”. É assim que o o quarto e mais progressivo álbum do grupo, e como toda boa história afrofuturista, começa: com uma crise existencial. “É mais sombrio do que qualquer coisa que fizemos anteriormente”, diz Eno Williams, a vocalista do grupo. “Isso porque cresceu a partir da turbulência do ano passado. Ele existe um mundo mais ousado.”

O dia 6 de julho marca a estreia do grupo no Passeio Marítimo de Algés, que sobe ao Palco Heineken do NOS Alive.

NOTÍCIAS